BlogBlogs.Com.Br

09/07/2008

Tsuru

Tsuru é um origami.
Um pássaro feito através de dobradura.
Segundo a lenda japonesa, o pássaro vive 1.000 anos e se você fizer 1.000 pássaros mentalizando um desejo, ele se realizará.
Atualmente o Tsuru também é considerado um símbolo da paz.
A relação do pássaro com a paz começou depois da explosão da Bomba de Hiroxima.
As pessoas que se encontravam próximas ao local de explosão da Bomba morreram imediatamente, incineradas.
Porém, aquelas pessoas que estavam há alguns quilômetros de distância, a princípio não manifestaram nenhum sofrimento, mas foram contaminadas pela radiação e com o passar do tempo os sintomas começaram a aparecer.
Uma destas pessoas era a menina Sadako Sasaki, que na época da explosão tinha apenas 2 anos de idade. Aos 12 anos a doença de Sadako começou a se manifestar e ela foi hospitalizada, descobrindo que sofria de leucemia.
A menina, que conhecia a lenda das 1.000 dobraduras, passou os últimos dias de vida confeccionando os 1.000 Tsurus.
Infelizmente Sadako morreu, mas seus coleguinhas de escola, sensibilizados pela resignação da amiga, resolveram iniciar uma campanha para arrecadar fundos para a construção de um monumento em homenagem às vítimas da Bomba Atômica.
Conseguiram mobilizar mais de 3.000 escolas no Japão e 9 em outros países.
O dinheiro arrecadado foi suficiente para a construção do monumento que fica no Parque da Paz e é conhecido como "Monumento das Crianças pela Paz".
Tradicionalmente pessoas do mundo todo visitam o monumento e penduram ao seu redor vários Tsurus.
A inscrição "Este é o nosso grito. Esta é a nossa Prece. Construir a Paz no Mundo que é nosso" lembra a todos os visitantes que mais do que um ponto turístico aquele é um local de conscientização.
E eu, apesar de cultivar há muito tempo o hábito de dobrar qualquer pedacinho de papel até se transformar neste delicado pássaro que bate as asas, apenas agora entendi a história de dor e esperança que sustenta as dobras do papel.
Quanto a lenda, talvez alguns desejos não se realizem nem depois dos 1.000 Tsurus, mas acredito que qualquer coisa que seja elaborada com a mente voltada a um pensamento positivo produz energia positiva, coisa que nos dias de hoje (na verdade, em qualquer tempo) é sempre bem vinda.

5 pensamentos:

Coisas de Milena... disse...

Criatura, tudo aconteceu assim..meio sei-lá, de repente, no impulso, como impulsiva q sou. rs
Decidi na segunda feira q iria fazer um e ...qdo me dei conta, lá estava eu. Mas eu confesso: estava super insegura.Precisava de algumas opiniões antes de: de nada! qdo vi, publiquei! rs
Mas o medo foi grande. Pque não sei mexer direito naquele "trem". Pque o primeiro blog, de alguém de perto q eu vi, foi O SEU.
Pque to tão enferrujada. Mas, enfim, ele ta lá, ta muito cru, todo dia mexo em alguma coisa. Mas estou empolgadíssima. E, qto ao ciúme lá, do qual falasse, bobagem amiga! Me inspirei em ti e no teu!Tanto q já coloquei lá como meu favorito. O teu e o do andarilho.
Fico bem feliz pela tua visita e agora atualizei os meus recados no penso em tudo. Pque nas últimas semanas só tive cabeça pra as coisas...de Milena...rs
Beijão lindona!

Coisas de Milena... disse...

Ha, e qto ao Tsuru... Vc sabe fazer??? Aí, q inveja! vai ter q fazer um desses pra mim! Bem grandão! rs
Muito legal a história do Tsuru. Amei!!!!

Unknown disse...

Eu sou bundona pra comentar, mas não pra reclamar!! Cadê??

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vou ser chato...Parou porque por que parou? kd os textos?

Blog Widget by LinkWithin