BlogBlogs.Com.Br

28/05/2008

Padecendo no Paraíso

Nada neste mundo é mais prazeroso do que ser mãe.
Porém, existem pouquíssimas coisas na Terra mais cansativas do que ser mãe.
Pode até parecer estranho, conflitante, dizer algo assim. Mas só para quem não tem filhos ou, mesmo que os tenha, não pertença ao sexo ironicamente conhecido como frágil.
Todas as mães do mundo (pelo menos as que o são de fato, não apenas de nome) passam pela dificuldade de explicar, sorridentes, estranhas indagações infantis em momentos completamente inoportunos. Têm que aplaudir e pedir biz às mais estranhas apresentações artísticas dos despreparados fedelhos, o que é pior, em momentos nos quais dariam a vida por minutos de silêncio. Precisam conter ímpetos de desagrado, mesmo que na privacidade de seus lares, em nome da boa educação. Todas devem dar bons exemplos. Trocar as noites de diversão com amigos por fraldas e mamadeira. Assumir definitivamente responsabilidades que há muito vinham sendo adiadas. Sorrir mesmo com vontade de chorar. Conversar, passear e brincar mesmo querendo dormir.
Todas as mães pagam em vida os pecados do mundo.
Diante de tudo isso eu posso garantir que esta é a experiência mais maravilhosa do mundo.
A soma das horas de sono perdidas é paga com um único sorriso.
O som da voz de um filho descobrindo palavras (sejam as mais simples nos primeiros anos ou as mais elaboradas dali por diante) compensa todos os momentos de silêncio que, mesmo parecendo fundamentais em algumas ocasiões, nos foram furtados.
E por toda vida, um abraço de filho, um olhar de cumplicidade ou um gesto de admiração quita qualquer dívida remanescente.
Perceber um filho confiante em si mesmo vale o esforço de incentivar que ele continue cantando mesmo quando a cabeça dói e a vontade é gritar CHEEEEGAAAAA.
Talvez os filhos sejam os verdadeiros alquimistas ao transformar mulheres em mães.
E esta mágica, que inicia na gestação, dura por toda vida, pois a cada dia se aprende mais um pouquinho a ser mãe.

4 pensamentos:

Unknown disse...

Lindo!!!!
A minha identificação com essa mensagem foi alquimia pura. valeu!!!! Beijocas Tati

Anônimo disse...

Por que será que Deus escolheu as mulheres para isso?!? Vale uma discusão sobre esse assunto, não? (risos)

Anônimo disse...

Ops, discussão

Anônimo disse...

Abalou! Quem é mãe....sabe! rs

Blog Widget by LinkWithin