BlogBlogs.Com.Br

23/12/2008

Tributo à Gauchada

Este é um assunto no qual venho pensando há um bom tempo.
Sou catarinense. Nasci em Laguna, moro em Capivari de Baixo, já morei em Florianópolis.
Sou sul-catarinense.
Quem é daqui sabe o que isto significa.
Mas, pra quem não é daqui, vou explicar.
Existe uma puta de uma rixa entre gaúchos e catarinas.
Uma rivalidade histórica que rende piadas de ambos os lados.
Por exemplo:
Nós, aqui em Santa Catarina, somos conhecidos pelo apelido de barriga-verde.
Basta haver um gaúcho por perto para que um catarinense engraçadinho pergunte "por que somos chamados de barriga-verde". E sorrindo responda ele mesmo, logo em seguida, que "é porque o gaúcho tem limo nas costas."
Mas o farroupilhas não deixam por menos. Comumente alegam que a heroína Anita Garibaldi ficou famosa por ser o único homem de Laguna (sua cidade natal).
E no meio dessa briga ridícula, eu cresci.
Tenho parentes que moram no Rio Grande do Sul, tanto por parte de pai quanto de mãe.
Nos adoramos todos, mas nem esta relação fraternal diminui o atrito entre a gente dos dois Estados.
Desde muito pequena ouço críticas aos gaúchos.
Porém, a medida que fui criando meu próprio juízo sobre as coisas, percebi que o Rio Grande do Sul é um Estado admirável. Percebi que é composto por um povo guerreiro, que não se conforma diante das adversidades e transformou a distância do resto do Brasil em atrativo turístico.
Percebi que, apesar de não possuir as mais belas praias deste vasto litoral com o qual fomos presenteados, transformou a Serra em um fenômeno de beleza e atrativos para todo o mundo.
Sou formada em Comunicação Social, mais precisamente em Jornalismo, mas cursei até a 5ª fase de Publicidade e Propaganda e logo no início do curso percebi que o Estado vizinho (abaixo) se destaca na área da comunicação. Nossas referências vêm de São Paulo, do Rio de Janeiro, da Bahia e... do Rio Grande do Sul.
Além disso, comecei o curso de Turismo. Foi aí que pude perceber a diferença entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul também nesta área. Enquanto nós recebemos de mãos beijadas um litoral deslumbrante, serras magníficas e fontes hidrotermais fantásticas, explorando tudo isso de forma desordenada e sem planejamento, o povo mais ao sul aproveita de maneira consciente suas fontes turísticas, potencializando as belezas naturais com investimentos profissionais neste setor.
Eu sei que a esta altura deve haver muita gente me xingando.
Desculpem, mas é o que eu penso.
Amo Gramado. Se pudesse escolher um lugar para viver sem me preocupar com o custo de vida ou interferir nas decisões daqueles me cercam e me são queridos, sem dúvida seria Gramado.
Por isso me revolto ao ver São Joaquim, que, para quem não conhece, é uma cidade super elegante, no alto da Serra do Rio do Rastro que, por sua vez, é um passeio daqueles de fazer perder a voz, e tem, ambos, um vasto potencial turístico mas não chegam nem perto, em investimentos, da Serra Gaúcha.
Mesmo aqui em Santa Catarina é comum visitarmos uma das muitas praias maravilhosas com as quais fomos abençoados e nos depararmos com um aconchegante restaurante, ou bar, ou hotel/pousada, destes que tornam inesquecível qualquer natureza privilegiada, que pertence a um visionário investidor... gaúcho.
Continuando, fiz até a 6ª fase do curso de Direito. Também lá o tal povinho sai sempre na frente e produz as decisões mais inusitadas que, apesar de muitas vezes chocarem no início, logo se revelam de bom senso e caráter humanitário.
Poderia escrever mais 1.000.0000 de linhas, mas o fato é que eu admiro muito os gaúchos.
Por suas lutas e suas conquistas, parabéns!

4 pensamentos:

Anônimo disse...

Querida Maite, sou gaúcha de POA e concordo com muita coisa que vc. diz, porém devo ressaltar que SC é linda, dotada de uma natureza maravilhosa e um povo muito hospitaleiro, o que vale é que estes dois estados do sul se dêem as mãos pra unirem o que ambos tem de melhor. Grande beijo e um feliz Natal com um 2009 repleto de sucesso!
Janeisa

Anônimo disse...

é isso ai, bora chupar uma chima e ginetear até o bagual veio não aguentar mais.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Me atualizei até "Somos bichos" e adorei todos!
Sabes q não sou muito de comentar... mas sou obrigada a dar uma espetadinha...
Nasceste onde mesmo???? huahuahauaha
Bjocas e te amo.

Blog Widget by LinkWithin